#mlearning no contexto do Ensino Superior. Teses de Doutoramento Abrantes, Steven Lopes

Hoy traemos a este espacio dos enlaces el primero a la Biblioteca Digital, o repositorio institucional de la Universidade Fernando Pessoa ... y alojada en el a una Tesis  de Steven Lopes Abrantes... sobre m-learning titulada

Título:  O m-learning no contexto do Ensino Superior
Outros títulos:  uma proposta para a sua avaliação em ambientes colaborativos
Autor:  Abrantes, Steven Lopes
Orientador: 

Gouveia, Luís Borges

Palavras-chave:  Ensino Superior
m-learning
Dispositivos Móveis
Difusão da Inovação
Ambientes Colaborativos
Experiência de Fluxo
Fóruns em Linha
Higher education
m-learning
Mobile Devices
Diffusion of Innovation
Collaborative Environments
Flow Experience Flow
Online Forums
Data:  2011
Editora:  [s.n.]
Resumo:  O
actual avanço nas Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu
para a
democratização no ensino, possibilitando ultrapassar limitações de
espaço e de tempo, e
proporcionando um acesso à informação de forma mais fácil, rápida e de
menor custo.
Tal possibilitou novas formas de aproximação entre quem quer aprender e o
conhecimento.
As instituições de Ensino Superior não podem ser alheias a estes avanços
tecnológicos.
Em consequência, assiste-se à crescente adopção de novas formas de
aprendizagem,
mediadas pelas tecnologias e pelo digital, de forma a dar resposta aos
desafios com que
a sociedade deste início de século se confronta.
Entre a multiplicidade de oferta tecnológica encontra-se a computação
móvel e os
dispositivos móveis, que vieram permitir uma aprendizagem menos limitada
do que os
computadores de secretária. Os dispositivos móveis (PDA, telemóvel,
Smartphone,
Tablet PC e Portáteis), ganharam, desta forma, uma variedade de
equipamentos já
vulgarizados na nossa sociedade. Esta evolução resultou na criação de
uma proposta
tecnológica designada por m-learning.
O presente estudo propõe-se verificar se a utilização de dispositivos
móveis é também
um meio de aprendizagem para os vários intervenientes, e avaliar o seu
processo de adopção e difusão da inovação. De forma a verificar a
aprendizagem, recorreu-se ao
conceito de experiência de fluxo. O estudo pretende indagar se, com
dispositivos
móveis, os diferentes intervenientes no processo de difusão da inovação
se encontram
em experiência de fluxo.
De modo a operacionalizar o estudo, foram concebidos e aplicados quatro
inquéritos em
ambientes de utilização de ferramentas de apoio ao ensino e
aprendizagem, e
comparados os desempenhos e percepção dos alunos com recurso a desktops e
dispositivos móveis. Foi considerada uma amostra com cento e doze
inquiridos do
Ensino Superior.
Da análise de dados, verificou-se que as pessoas mais inovadoras
aprendem menos,
quando estão a utilizar o Google Groups, do que as pessoas menos
inovadoras, no caso
da nossa amostra. No entanto esta diferença encontrada não foi
estatisticamente
significativa. Por outro lado, também se verificou de forma
estatisticamente
significativa, que os utilizadores dos portáteis aprendem mais do que os
utilizadores do
desktop, quando estão a utilizar o Google Groups.
Estes resultados parecem confirmar a adopção crescente de dispositivos
móveis no
contexto das instituições de Ensino Superior como uma tendência positiva
para o
suporte do ensino e aprendizagem. The current advances in
Information and Communication Technologies have
contributed to the democratization in education, overcoming the
limitations of space
and time in order to access information in an easier, faster and cheaper
way. This has
enabled new ways of bringing together both those who want to learn and
knowledge.
Higher education institutions cannot be oblivious to these technological
advances.
Consequently, new ways of learning have gradually been adopted, handled
through
technologies and the digital, in order to meet the challenges our
society is facing in this
new century.
Among many technological offerings, mobile computing and mobile devices
have
enabled a learning that is less limited than the desktop computers. This
way mobile
devices (PDA, mobile phone, Smartphone, Tablet PC and Laptops), gained a
variety of
equipment, which has already been widespread in our society. This
development has
resulted in the creation of a technological proposal called m-learning.
This study aims to investigate whether the use of mobile devices is also
a learning
environment for the various users and evaluate their process of adoption
and diffusion
of innovation. The concept of flow experience was used in order to
verify learning. The study aims to investigate whether, with mobile
devices, different users in the process of
diffusion of innovation experimented the flow experience.
In order to validate the study, four questionnaires were designed and
applied in
environments using tools to support teaching and learning, and the
performances and
perception of students using desktops and mobile devices were compared. A
sample of
one hundred and twelve respondents of higher education was considered.
Through data analysis it was possible to conclude that, according to our
sample, more
innovative people learn less than less innovative people when using
Google Groups.
However, the difference is not statistically significant. On the other
hand it was possible
to verify, in a statistical significant way, that laptop users learn
more than desktop users
when using Google Groups.
These results seem to confirm the growing adoption of mobile devices in
the context of
higher education institutions as a positive trend for the support of
teaching and learning.
Descrição:  Tese
apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos
para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Informação,
Especialização em Sistemas e Tecnologias da Informação.
URI:  http://hdl.handle.net/10284/2242
Aparece nas colecções: FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento

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Fuente: [Universidade Fernando Pessoa]